O Vampyrëan se formou no final de 2020, como uma válvula de escape criativa para o músico Vlad Janicek durante o tempo de inatividade de sua banda principal, The Nosferatu, uma pausa imposta por eventos mundiais.
As origem da banda The Nosferatu está na banda formada em 1987 por Vlad Janicek chamada Nosferatu, descubra a verdadeira história oficial dela aqui.
Um novo capítulo começa, para criar um rock gótico elegante e orquestrado.
Vlad Janicek e Sapphire Aurora formam o Nosferatu, das cinzas da banda anterior The Dreaming, com a missão de criar uma banda de rock gótico intransigente.
Steve Cachman junta-se como o primeiro guitarrista a completar a primeira formação e a banda faz alguns shows em Londres.
Uma fita cassete de 3 faixas é lançada chamada Wide Upon The Horizon Of Time.
Steve Cachman sai para se juntar ao Rubella Ballet e começa a busca por um guitarrista adequado à visão e estética da banda.
O ex-vocalista do The Dreaming, Mark Macabre, recomenda Damien Deville, principalmente pelo seu meio de transporte (um carro fúnebre), sentindo que se encaixaria perfeitamente na banda.
Depois de vários meses escrevendo canções, o Nosferatu têm músicas suficientes para realizarem mais apresentações ao vivo e fazerem sua estréia com uma nova formação no Rock Garden em Covent Garden.
Uma segunda Demo chamada “Blood Lust” foi gravada no Second Sense Studios com o engenheiro de som do BBC Top Of The Pops 2, Andy Hewitt.
Nosferatu retorna à Second Sense para gravar Symphony Of Shadows, incluindo Emma Louise (mais tarde retrabalhada como Lucy Is Red).
Sua faixa Bloodlust aparece na compilação 'New Alternatives' da Nightbreed Records. Gary Clarke (The Cureheads) substitui Sapphire Aurora, que se aposenta para comandar Grimoire.
A banda faz uma turnê pelo Reino Unido pela primeira vez com Every New Dead Ghost, em Newcastle, Leeds, Birmingham, Leicester, Nottingham, Bradford e Londres.
O Nosferatu experimenta um novo vocalista, Louis DeWray que se junta a banda e logo entram em estúdio para gravarem seu EP de estreia, The Hellhound.
Vlad Janicek e Damien DeVille encontraram a Possession Records e garantem um acordo de distribuição no Reino Unido com a APT (Red Rhino) de York.
Uma turnê de 10 datas pelo Reino Unido é organizada para promover o lançamento do EP e inclui Hastings, Liverpool, Manchester, Glasgow, Birmingham, Derby, Leeds, Cardiff, Londres e Leicester.
Eles são acompanhados ao vivo por Belle Star, também de Enrapture e Killing Miranda na bateria.
Os Nosferatu apóiam Sex Gang Children em seus shows de comeback esgotados em New Cross The Venue e Camden Underworld.
Os Nosferatu lançam seu segundo EP Vampyres Cry (visivelmente revisado no Melody Maker e NME).
Uma excursão de 10 datas pelo Reino Unido é organizada e visita Manchester, Liverpool, Glasgow, Nottingham, Birmingham, Londres, Sheffield, Swansea, Cardiff, Southampton e Leeds.
Eles são entrevistados pela revista americana Propaganda, editada por Brian Warner (mais tarde conhecido como Marilyn Manson).
Os Nosferatu lançam seu terceiro EP Diva e as primeiras 500 cópias são impressas em vinil vermelho de edição limitada. Uma excursão de 10 datas no Reino Unido visita Leeds, Manchester, Glasgow, Nottingham, Birmingham, Stafford, Cardiff, Southampton, Exeter e Londres.
A banda recebe seu primeiro airplay nacional em uma rádio na Radio One, dos renomados DJs Steve Wright e John Peel.
A banda lança seu novo EP Inside The Devil e o álbum de estreia Rise, que também é lançado nos Estados Unidos, Benelux e Alemanha.
Uma excursão de 13 datas no Reino Unido visita Brighton, Stoke, Manchester, Edimburgo, Glasgow, Leeds, Nottingham, Birmingham, Southend, Bristol, Cardiff, Southampton e Londres.
Apesar do crescente sucesso, o vocalista Louis DeWray infelizmente deixa a banda no auge.
O novo vocalista Niall Murphy junta-se e eles lançam Savage Kiss, seu single de maior sucesso nas paradas indie do Reino Unido.
Vem uma excursão promocional de 14 datas no Reino Unido passa por Newcastle, Nottingham, Leicester, Manchester, Leeds, Sheffield, Birmingham, Exeter, Cardiff, Southampton e Londres.
Este se torna o seu maior e mais movimentado ano, a banda toca em toda a Europa, passando pela França, Bélgica, Holanda e Alemanha, incluindo como banda principal Wave Gothic Treffen.
Cleopatra Records lança um álbum de compilação dos primeiros EPs de Nosferatu chamado Legend.
A banda lança seu segundo álbum de estúdio The Prophecy e embarca em uma grande turnê pelo Reino Unido para promovê-lo.
Um incidente durante a turnê faz com que Damien Deville saia e, apesar das tentativas da banda de continuar, eles são forçados a cancelar após mais dois shows.
Damien Deville cria uma versão não autorizada da banda, usando o nome Nosferatu. Apesar da ação legal, falhas na lei de direitos autorais impedem uma liminar para detê-lo.
Depois de anos fora do mundo da música em um exílio auto-imposto, Vlad Janicek sente que é o momento certo para retornar e faz contato com Louis DeWray.
Em segredo, os dois se reúnem para discutir a ideia de reformar a banda com o objetivo de honrar o legado e o ethos originais.
As discussões acontecem com Rob Leydon, ex-guitarrista e luminar da cena. Chris Clark com negócios inacabados da turnê The Prophecy, também joga seu chapéu no ringue para completar a programação.
Para evitar confusão e quaisquer questões legais, eles definiram The Nosferatu como o nome da banda.
Eles estabelecem um ethos de colocar a qualidade em primeiro lugar em tudo. Seu primeiro show ao vivo acontece no Camden Underworld no final daquele ano.
O início do ano mostra os Nosferatu jogando para uma multidão de fãs gregos muito entusiasmados em Atenas, pouco antes de todo o mundo entrar em bloqueio.
A composição do novo álbum The Nosferatu continua com várias faixas quase concluídas.
Durante um período de longa inatividade da banda causado pela pandemia global, Vlad Janicek se vê perdido e começa a esboçar novas idéias para músicas.
Essas ideias iniciais rapidamente se desenvolvem em obras-primas góticas inspiradas e isso dá a Vlad Janicek o ímpeto para criar um novo projeto.
Dados os principais temas relacionados a vampiros contidos em muitas das canções, o projeto é chamado de Vampyrëan.