Com suas origens no pós-punk, trilhas sonoras de filmes de terror e literatura gótica macabra, Vampyrëan é a ideia de Vlad Janicek, um pioneiro responsável pelo grandioso rock gótico teatral levado às suas últimas consequências.
O projeto começou como um experimento de composição em temas mais sombrios de vampiros. Ele se desenvolveu rapidamente graças a uma rica veia de criatividade e a ideia de um projeto paralelo foi concebida.
Enquanto estava ocupado escrevendo e gravando, Vlad Janicek entrou em contato com alguns colaboradores bastante ecléticos. Artistas com uma abordagem dark muito semelhante, mas com gêneros muito diferentes.
Um elenco estelar de vocalistas convidados contribuíram fortemente para suas canções, incluindo Chris Pohl do BlutEngel, Aaron Stainthorpe do My Dying Bride, Sven Friedrich do Solar Fake e Elisabeth Kotronia do EnGarde.
Como um fã de trilhas sonoras de filmes de terror, Vlad Janicek inspira-se em compositores de filmes lendários como John Carpenter, Bernard Herrmann, John Williams e Christopher Young.
As composições derivam igualmente do rock e orquestral, portanto, além de incluir os elementos típicos do rock, também incluem cordas, cravos, dulcímeros e órgãos barrocos.
O projeto investiga uma variedade de assuntos macabros; principalmente mitologia de vampiros, mas também cobre áreas semelhantes, incluindo lobisomens e assassinos em série.
Inspirando-se também em autores como Bram Stoker, Edgar Allan Poe, James Herbert, Anne Rice e HP Lovecraft, as letras têm uma qualidade poética e evocativa.